Romances de Época x Romances Históricos


Como todos devem saber, Maio é o mês dos Romances Históricos aqui no IDY o que muita gente não deve saber é que existe um larga diferença entre Romances Históricos e Romances de Época então achei válido vir aqui nesse post falar um pouco sobre isso com vocês, para esclarecer melhor a situação.

A primeira coisa que deve saber é que todo Romance de Época é um Romance Histórico, mas o inverso desta frase não se aplica. 
Um Romance Históricos destaca a vida e os costumes de certa época e lugar da história. Faz uma mesclagem entre fatos realmente ocorridos e fatos fictícios." FONTE
Com essa definição podemos ver que os Romances Históricos estão mais ligados na parte em fatos, dados e geralmente são mais complexos e podem abordar diversos temas e tramas que vão se encaixando ao longo dos acontecimentos. FONTE

Já os Romances de Época são focados principalmente na paixão, no amor, e pode conter cenas mais "calientes", digamos assim. O homem, nesse último, geralmente é retratado como um cara poderoso, cheio de si, rico e muito lindo. 

Não é nenhuma vergonha não saber diferenciar esse tipo de gênero, até porque o gênero principal, Romance, é cheio de subgêneros, uns que eu nunca nem ouvi falar. Também é complicado quando no Brasil os Romances de Época são muito mais popularizados e classificados com mais definição enquanto os Romances Históricos tendem a ser esquecidos e, muitas vezes, nem selecionados.





Um comentário: