Dicas de sobrevivencia para o IDY



Seguir um desafio literário até o final não é para muitos. Afinal temos nossos afazeres pessoais, trabalho, escola, faculdade, ou até mesmo um livro que chegou e você não consegue esperar para ler e a prioridade nem sempre é o IDY. 

Mas não é impossível conseguir ler todos os 12 livros na data certinha e quanto mais em dia você estiver com os livros melhor. Então a ideia do post de hoje é falar um pouco sobre como os participantes estão seguindo a rotina e dar umas dicas para vocês conseguirem continuar no desafio sem nenhum estresse.

Leia os Livros do IDY Primeiro
Uma dica interessante que a integrante Sibelle Lobo deu foi ler os livros do desafio primeiro ou na primeira quinzena do mês. Assim, você já lê o livro do mês e tem tempo para ler quantos mais quiser e não perder o prazo.

Siga o Prazo
Seguir o prazo de um livro a cada mês é uma dica infalível. Quanto mais livros ficarem acumulados pior. Chegará um momento que a pilha ficará tão grande que você não conseguirá mais controlar essa bola de neve e pode acabar até desistindo do desafio, e ninguém quer isso.

Leia Primeiro O Livro Do Mês Que Você Entrou
Sei, ficou meio estranho essa dica, mas vou explicar. A integrante Letícia Cabral descobriu o desafio no mês de Abril e teve a ideia de ler primeiro o livro do mês para depois ter o tempo livre para ler os outros meses que faltam. A ideia é boa porque ajuda você a já participar do grupo desde o primeiro dia da sua entrada. E o pessoal do grupo pode te incentivar a continuar e não desistir do desafio.

Interaja No Grupo
Não deixe o grupo para lá. Não se importe só em ler e pronto. Na maioria das vezes conversar com as pessoas que estão passando pela mesma situação que você ajuda e muito! Então se comunique. O grupo está sempre lá para você falar o que quiser. Se estiver com algum prolema, não deixe passar ou tente resolver sozinho. Estamos todos no mesmo barco.

Leia Mais De Um Livro Por Vez
Se você não está muito animado com o livro que escolheu no mês, ou até mesmo com o tema do mês, a  dica é da Gabrielle Nery. Ela disse que concilia a leitura e lê mais de um livro por vez. Acho isso válido para aqueles que já tem o habito de ler a muito tempo, porque essa prática pode tirar a sua atenção e acaba fazendo com que você não tire daquele livro tudo que ele pode oferecer.

Faça Uma Lista
Faça uma lista dos livros que você pretender ler para o desafio. Mesmo que você não sabia se são válidos ou não a lista é válida e depois vocês podem perguntar no grupo, na imagem dos "válidos do mês". Essa lista vai te ajudar na hora de escolher um livro para ler e vai evitar que você gaste muito tempo procurando um título.

Divirta-se e Queira Participar
Acho que essa é a maior e mais importante dica de todos. Não importa o quanto o desafio valha a pena, o quanto a ideia seja boa ou o quanto é interessante, o que você precisa mesmo é querer e gostar de participar.

Antes de terminar essa postagem quero agradecer a todos do grupo que responderam a publicação que perguntei sobre essa postagem. Adriele Silva, Alanna Gabriela, Marilia Martins, Hanna Carolina, Karla Samira, Valéria Guimarães, Silvana Crepaldi, Valéria Souza e todas as outras que postarem depois deu ter feito essa postagem. Obrigada pelo apoio, por vocês que eu continuo aqui.

2 comentários:

  1. Valeu Mari muito bom o desafio.Amando de verdade!!!beijoss

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem com a participação d dos participantes do desafio hehe. Gostei das dicas. Eu até que tento ler na primeira quinzena, mas nunca sei o livro que vou ler, por isso leio sempre quase no fim do mês hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir